quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FINADOS – DIA DOS MORTOS

Dia dois de novembro é comemorado, em todo Brasil, o Dia de Finados. A data, instituída pelo catolicismo, remete à idéia de que, neste dia, os mortos devem ser homenageados. Como acreditam que, ao morrer, as pessoas ainda passam pelo “purgatório”, faz parte da tradição católica proferir rezas em favor dos mortos durante este dia, principalmente nos cemitérios.
Finados, morte, sepulcro, enterro, cemitério e etc. são palavras que não gostamos de ouvir. Esse assunto não é do interesse de ninguém, a menos que essas coisas chegam de repente sem mais nem menos. Todavia, a Palavra de Deus fala desse assunto. Sabemos que a morte em muitos momentos não é tão feia, nem tão imprópria. Ela vem, mais cedo ou mais tarde não há como escapar da mesma.
Um dia de saudades e tristeza pela morte de algum ente querido, mas também um dia de reflexão e valorização da vida.
Jesus ensinou que a vida humana é muito mais que mera existência humana. Disse nosso Senhor: “... Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente...” (Jo 11.25,26). Jesus não é somente aquele que ressuscita e dá vida; ele é pessoalmente a ressurreição e a vida.
A morte não tem a última palavra naqueles que são de Jesus. O que para muitos é o fim (finados), para aqueles que estão em Cristo é dia de esperança.  Esperança que vai além, de que estarão para sempre com o Senhor, desfrutando de uma vida mais rica e mais completa.Para quem está em Cristo, dois de novembro é o Dia da Esperança Cristã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário